NOTICIAS DA USRA – 07/08/2009

SASE ou SAE

SASE em inglês, self address stamped envelop, nada mais é do que um envelope auto-endereçado e selado. SAE é a mesma coisa, porém sem o selo, já que o nosso selo não vale nos órgãos de postagem de outros países. Aí temos a presença do IRC (Cupom Response International) É como uma moeda internacional, aceita por todos os países que fazem parte da União Postal Internacional.

Quando preciso do QSL de estação trabalhada no exterior, devo proceder desta maneira, ou seja, utilizando SASE ou SAE.

Informe-se sempre das condições de solicitação do QSL. Descubra quem é o manager da estação e envie seu QSL acompanhado do que prescreve, para que seu QSL seja respondido.

Todos os colegas que não utilizam o serviço dos Biros de QSL, precisarão utilizar este expediente, que se caracteriza por um alto custo. Para aqueles que estão iniciando a colecionar entidades para o DXCC ou outros diplomas, aconselhamos a utilização dos biros, deixando para investir mais pesadamente quando já tiver uma boa quantidade de países conquistados.

Para utilizar este meio mais econômico, precisamos nos associar a LABRE, que presta este tipo de serviço aos seus associados. A sua mensalidade, que na maioria dos casos não passa de Dez Reais, lhe possibilita enviar e receber um grande número de QSL.

Muitos colegas já estão utilizando o LOTW, que é uma maneira informatizada de recebermos os créditos de nossos contatos. Para tal, precisamos contar com a atitude individual de cada operador, no sentido de enviar seus arquivos para um banco de dados internacional, que faz o cruzamento das informações e emite os créditos para as estações participantes.

O importante, disso tudo, é que sigamos em atividade e saibamos que cada contato realizado e confirmado, serve para juntarmos etapas para a solicitação dos muitíssimos diplomas existentes. Informe-se das regras e condições de solicitação, aproveite os QSL que você tem para solicitar diplomas que vão abrilhantar seu schack e mostrar a eficiência de sua estação.

Lembre-se: O segredo do radioamadorismo está na prática!

ATIVIDADES DA USRA

Fique sabendo mais sobre as atividades da USRA, participando da Rodada que acontece de segunda a sexta-feira em 3768 kHz, das 19:00 às 20:00h e visitando nossa página: www.usra.com.br

Paulo – PY3PA – Departamento de Radioamadorismo da USRA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS DA USRA

NOTÍCIAS DA USRA

NOTÍCIAS DA USRA