USRA 67 ANOS


No dia 10 de Janeiro, a USRA completa seus 67 anos de fundação.
Em 10 de Janeiro de 1949, um grupo de radioamadores e simpatizantes, se reuniram e decidiram que para o bem e o futuro do radioamadorismo, precisavam estar ligados a uma entidade que, além de os reunir e aproximar, também fosse representativa dos seus interesses e que todos se sentissem fortalecidos por pertencerem a ela!

O Primeiro presidente foi Athos Pereira Granja PY3XN. Que tivemos a oportunidade de conhecer na comemoração do cinquentenário, em 1999.
Foi na gestão do então prefeito Luis Alves Rolim Sobrinho, que a Prefeitura doou o terreno onde hoje é a sede da USRA. Depois de entendimentos com a Construtora Dickrel, houve um acordo e o prédio foi construído. A Inauguração deu-se no dia 26 de junho de 1977, quando foi ativada pela primeira vez a estação oficial: PY3UR.
Queremos demonstrar nossa gratidão a todos que se dedicaram na direção dos destinos da nossa USRA, desde a sua fundação, até os dias de hoje, quando temos uma entidade que promove o radioamadorismo associativo.  Entendemos que, através do associativismo consegue-se facilitar a prática operacional e o progresso daqueles realmente interessados, através da realização de atividades práticas que nos fazem despertar o interesse pelo radioamadorismo.

Cada um de nós, que tem mais de dez anos como radioamador, tem na sua memória o registro de muitos fatos que fazem parte da memória do radioamadorismo.  Quanto mais nos aprofundamos na prática do radioamadorismo, mais ficamos sabendo de pessoas e de fatos acontecidos.  Afinal de contas, esta história é escrita por cada um de nós, no seu dia-a-dia como radioamador.  Poderíamos ficar horas conversando e contando histórias de fatos acontecidos e que fatalmente ressaltam as atitudes arrojadas e criativas de muitos colegas que nos antecederam. Aliás, pelo menos para mim, estas estórias agradam muito, pois me trazem incentivo e ensinamentos.  Fico pensando como era difícil a prática radio amadorística sem todas as facilidades que temos hoje...  No entanto, temos muitos exemplos de superação e genialidade entre nossos colegas que conseguiram façanhas, que muitos de nós tentam e tem grande dificuldade para conseguir.
Só através do associativismo, da aproximação operacional, poderemos conhecer os fatos que valorizam um radioamador. Assim acontece com a nossa entidade. Anos e anos em atividade que fortalece nosso relacionamento e a prática operacional.
Nem todos tem esta experiência. Atualmente, vemos uma geração de radioamadores que não quer se aproximar dos outros e sua prática operacional é precária e pouco evolutiva, o que o faz um apático operacional.  Parado no tempo e satisfeito com sua licença.
Como será o futuro do radioamadorismo sem o associativismo? Sem prática operacional coletiva?
Em qualquer atividade, a prática é imprescindível. O radioamadorismo competitivo nos faz ver nossos limites operacionais e as carências de nossa estação.  Isto nos motiva em melhorar.  Esta é a diferença: Nos compararmos com os melhores!
Estamos recebendo uma nova geração de radioamadores, e que vai assumir os postos na direção de nossa entidade. Que a USRA possa continuar sendo exemplo no associativismo e na promoção do radioamadorismo.
Tivemos excelentes exemplos e assumimos nossa função. Esperamos que esta tradição continue. Isto depende de cada um de nós que aqui estamos.  Não deixe de fazer a sua parte.  O futuro do radioamadorismo depende de nossa ação hoje!
Obrigado a todos que trabalharam e trabalham pelo radioamadorismo associativo.
Parabéns a todos que fazem parte da história escrita pela União Santamariense de radioamadores.    

RODUSRA
A Rodada da USRA vai ao ar, de segunda a sexta feira, às 20h, na banda de oitenta metros, em 3,770
MHz. Estamos disseminando informações sobre Radioamadorismo.
Participe, faça amigos, pratique radioamadorismo e fique bem informado.

Notícias, atualidades e interatividade é no BLOG DA USRA.


Paulo – PY3PA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS DA USRA

NOTÍCIAS DA USRA

NOTÍCIAS DA USRA