NOTÍCIAS DA USRA

RADIOAMADORISMO
Na última semana, recebi algumas mensagens de nosso colega Ivan – PY3IDR que, sempre e gentilmente nos envia textos com informações interessantes. Refiro-me muito especificamente, a preocupação de diversos colegas e grupos de radioamadores que, preocupados com o futuro do radioamadorismo, estabelecem atividades que os levam a divulgar o radioamadorismo, principalmente entre os jovens.
Para ilustrar o que estou me referindo, repito abaixo alguns textos de colegas que tem praticado esta atividade, com o intuito de divulgar radioamadorismo.
Nosso colega Julio PY3YJU assim se manifestou:
O que quero amigo Ivan dizer com isso, é que nossas instituições estão pobres, mas estão pobres não só financeiramente mas de IDEIAS, não são capazes de se espelhar em Landell de Moura que foi capaz de com seu trabalho, determinar o rumo futuro das comunicações. Precisamos semear principalmente a curiosidade das comunicações nas crianças, pois elas são curiosas por coisas novas. Tem capacidade de assimilar mais fácil a tecnologia e assim como a fonia e o cw fizeram sucesso, hoje as tecnologias digitais tem de ser implantadas por que se não, o radioamadorismo em todas as suas modalidades de transmissão terá uma decadência muito grande.”

Há alguns anos atrás, nosso colega PY1CMT, o Claudio, também registrava sua preocupação e a necessidade de se investir em trabalho junto as crianças:
Fazem alguns meses, estamos trabalhando neste projeto, cujo objetivo é a divulgação do radioamadorismo entre as crianças nas escolas, de preferência, das segundas séries em diante, abrangendo até a oitava série. Visamos levar as crianças, professores, coordenadores, a atividade do radioamador, no Brasil e no mundo. As visitas, segundo a metodologia do trabalho, começam com uma breve palestra sobre a nossa atividade, noções básicas sobre equipamentos (transceptor, microfone, chave para código Morse, antenas) e, formas de transmissão, códigos Q, os quais são escritos nas telas, e logo após, breves QSO´s com colegas que estejam na frequência no momento.”

Os relatos acima, vem fortalecer nosso pensamento em montar o quanto antes, alguma atividade que possa resultar em disseminação de informações sobre radioamadorismo.
Não sei se esta é a melhor estratégia. Sei que devemos fazer alguma coisa urgentemente. O Futuro do radioamadorismo depende de nossa atitude hoje!

FISTEL
Lembramos a todos os nossos colegas que o pagamento do FISTEL deve ser feito até dia 31 de Março. Se tiver dificuldade em realizar esta tarefa, solicite a algum colega que tenha acesso à internet para imprimir seu boleto para pagamento. São necessários os números do seu CPF e o número do FISTEL que você encontrará com facilidade, no boleto do ano anterior.


RODUSRA
A Rodada da USRA vai ao ar, de segunda a sexta feira, às 20h, na banda de oitenta
metros, em 3,770 MHz. Estamos disseminando informações sobre Radioamadorismo.
Participe, faça amigos, pratique radioamadorismo e fique bem informado.

Notícias, atualidades e interatividade é no BLOG DA USRA.

E-mail da USRA: usrapy3ur@gmail.com

Paulo – PY3PA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIAS DA USRA

NOTÍCIAS DA USRA

NOTÍCIAS DA USRA